quarta-feira, 6 de abril de 2011

Trabalhando com o nome da criança



Para que o processo de alfabetização seja sempre prazeroso para as crianças, o ideal é sempre começar pelo nome.
A primeira letra que a criança aprende é aquela inicial do seu nome.
Portanto, sugiro a vocês as seguintes atividades com o nome, que devem ser iniciadas o mais rápido possível.

·        Confeccione um crachá com o nome da criança (para ficar na sala). O nome deve estar escrito com letra caixa alta e a primeira letra deve estar destacada de outra cor. Você pode colar uma foto da criança ao lado do nome ou fazer um desenho que comece com a mesma letra inicial.
Ex: DANIEL – Desenhe a figura de um DADO
Se houver nomes com as mesmas iniciais (o que é bastante comum) ou nomes repetidos, use figuras diferentes para cada nome.
·        Colar o nome da criança na cadeirinha, seguindo os mesmos parâmetros do crachá.
·        Na rodinha, espalhar os crachás pelo chão da sala e pedir que cada criança encontre o seu.
·        Fazer a chamada diária usando os crachás.
·        Pedir aos alunos que separem os nomes que começam com a mesma letra.
·        Se você tiver um alfabeto colado na sala, pedir que cada aluno coloque seu crachá perto da letra inicial.
·        Você pode confeccionar um crachá que também possa ser usado nos primeiros dias de aula e que poderá ser levado para casa.

O trabalho com o nome propicia:

·        Diferenciar letras e desenhos
·        Diferenciar letras e números
·        Refletir sobre a quantidade de letras usadas em cada nome
·        Conhecer os nomes das letras
·        Refletir sobre a escrita

Músicas que envolvem o nome da criança:

·        A canoa virou
·        Fui na fonte do Itororó

Essas são sugestões para começar o trabalho. À medida que a turma vai se desenvolvendo, você poderá aprimorar o trabalho e incluir outras atividades. Não se esqueça de adaptar as atividades ao nível de sua turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário